Mascote

Capixurdo Fontana

O Presidente da FDSES Evandro Telles teve a ideia de criar um mascote para nossa Federação, pensando em vários clubes, os quais têm sua marca representativa através de um animal ou uma pessoa caracterizada, que identifique esses Clubes.

Para concretizar essa ideia, o Presidente Evandro Telles convidou o produtor de arte Flávio Castellar para criar o mascote que representasse o Estado do Espírito Santo, em pesquisa pela simbologia do Estado do Espírito Santo, identificou que o animal "estadual" é o Beija-Flor, que foi protocolada a Lei nº 3.689 de 05 de dezembro de 1984, sendo o pássaro como símbolo do estado do Espírito Santo; também foi identificado que uma cidade no interior do ES chamada de Santa Teresa é um ponto turístico, onde temos o Museu de Biologia Professor Mello Leitão que encontramos uma grande variedade de beija-flor dentro do Parque, sobrevoando ao nosso lado perto dos bebedouros. Neste local, temos paisagens lindíssimas que se observam a paz e a harmonia da nossa natureza.

Pensando em todo esse contexto que se encaixou para nossa FDSES o mascote BEIJA-FLOR, que demos o nome de CAPIXURDO FONTANA, ou seja, somamos Capixurdo com os termos 'Capixaba' e 'Surdo' e Fontana era o sobrenome do ex-jogador da Seleção Brasileira de 1970 (José de Anchieta Fontana) sugerido pela Diretora de Esportes desta FDSES Jorlúzia Alves através de sua pesquisa sobre os atletas em destaque na História Capixaba, encontramos o único atleta capixaba que foi Campeão da Copa do Mundo de Futebol e que ainda nasceu em Santa Teresa/ES, assim, chegamos a conclusão do nome de nosso mascote CAPIXURDO FONTANA.

Assista o vídeo abaixo em Libras para ter uma compreensão melhor sobre o nosso mascote Capixurdo Fontana. Caso queira legenda, é preciso ativar o CC em sua configuração de YouTube.

Compartilhar em: